Como identificar a Produtividade Tóxica?

Saber mais

O que é produtividade tóxica?

Produtividade tóxica é um termo popular para sinalizar um excesso de preocupação e dedicação ao trabalho. É uma maneira de trabalhar que busca otimizar o tempo sem levar em consideração a saúde mental (e horas de descanso).  


Segundo especialistas em psicologia*, esse tipo de prática tem se normalizado e sendo entendido como um dos principais motivos pelos quais vemos aumentar os casos de doenças como depressão, déficit de atenção com síndrome de hiperatividade, transtorno de personalidade limítrofe, e a conhecida síndrome de burnout.


Além disso, o impacto pode se apresentar também no resto do corpo. O excesso de cortisol também impede que nosso corpo produza serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Isso impede que a pessoa se sinta bem, piorando o estado geral. Mais grave, o excesso de cortisol pode causar problemas cardíacos. 




*Fonte: https://brasil.elpais.com/cultura/2021-08-02/pandemia-provoca-produtividade-toxica-como-identifica-la-e-se-libertar-dela.html

Ilustração de um

Como identificar esse fenômeno?

✔️ Excesso de culpa em relação ao trabalho;

✔️ Você sempre acha que deveria estar fazendo algo;

✔️ Você troca atividades de lazer pelo trabalho;

✔️ Você está o tempo todo ligado no celular e no computador, trabalhando;

✔️ Exaustão excessiva;

✔️ Seu dia de trabalho se estende com frequência;

✔️ Você trabalha em quase todos os finais de semana;

Por que é tão importante?

Essa produtividade tóxica pode causar diversos problemas a curto e longo prazo, tornando as pessoas mais estressadas e, até mesmo, menos produtivas. 


Por isso, quando se trata de trabalho, os colaboradores e organizações precisam ter consciência de que descansar é essencial, assim como separar tempo para que as pessoas se "desliguem" do trabalho. 


Nesse aspecto, é particularmente importante ter atenção às tecnologias, que facilitam o trabalho, mas podem invadir o tempo livre dos funcionários. 


Além de tudo, é essencial incentivar esse debate com líderes e equipes, tendo em mente que ser produtivo é positivo, mas que o excesso de trabalho não gera benefícios para nenhuma parte. E, para se manter de fato produtivo, a pessoa precisa descansar, relaxar e não pensar em trabalho.


Benefícios como teleterapia com certeza ajudam na manutenção da saúde mental dos funcionários, mas não são o suficiente para criar um ambiente harmônico e produtivo, para isso, é preciso que exista uma cultura que valorize e cuide da saúde mental. 


Se você quer construir um ambiente de trabalho como este na sua empresa, conte com a Vitalk, somos a sua parceira estratégica para levar saúde mental em forma de: conscientização, capacitação, acompanhamento e tratamento. 

Saiba mais aqui

Veja mais conteúdos sobre saúde mental abaixo:

E-BOOK

Produtividade tóxica


Neste eBook, você entenderá ainda mais o que é a produtividade tóxica e como a identificá-la para conseguir produzir de maneira mais saudável no trabalho

Clique aqui

ARTIGO

Como a psicologia pode te ajudar no trabalho


Provavelmente você já passou por alguma situação de estresse no trabalho que tornou coisas simples muito desgastantes, trazendo até mesmo um malefício para sua saúde física. Situações pontuais acontecem e não existe um grande problema nisso. Mas e quando o estresse no trabalho se torna rotina? Quais são os riscos? Como mudar isso?

Clique aqui

TREINAMENTO

Segurança psicológica


Entenda mais sobre segurança psicológica e o papel das lideranças por meio de um mini treinamento e um debate, com dicas teóricas e práticas sobre o tema.

Clique aqui

Vitalk © 2021. Todos os direitos reservados.